BLOG

TURNO INTEGRAL- BRINCAR É COISA SÉRIA

03/07/2019


A criança planeja a brincadeira e ao intencionar sua ação, transforma sua relação com o grupo, criando uma nova experiência social. Quando brinca, a criança constrói a seu modo, e mesmo estando em grupo ela faz e refaz incansavelmente seu desejo. Ela está imersa em um gigantesco processo de construção. Do seu mundo. Do próprio corpo.

A curiosidade e o constante impulso para agir é o que leva a criança a conhecer o mundo e o brincar livre e espontâneo nos traz essa gostosa experiência.

Uma atividade simples, porém significativa é primordial. Em seu livro “Criança brincando! Quem a educa?”, Luiza Lameirão nos presenteia com esta frase, “como é rico vivenciar o mundo assim, com tanta intensidade!”, e paramos para pensar, que intensidade é essa? A de ganhar um jogo no computador? Ou a de ter os olhinhos encantados com suas próprias descobertas? O fazer com as próprias mãos?

Em tempos de adversidades buscam-se maneiras distintas de explorar o mundo. A criança experimenta, sente,pesquisa, brinca com a descoberta e, assim aprende. Nós professores, temos a condição de mediadores, problematizadores da realidade.

É necessário que, através do brincar, as crianças se conheçam, expressem sua liberdade de escolha, seus anseios, medos e vontades. Não é preciso que  os ensinamos a brincar, afinal somos nós que aprendemos a olhá-los com atenção, a nos silenciarmos para ouvi-los e, através da mediação, proporcionar momentos de sentimentos de confiança em si, buscando, assim, novos desafios.

 Neste contexto a proposta pedagógica do Turno Integral visa contemplar os conceitos de intensidade e sensibilidade através das atividades e brincadeiras.

Pensando nisto, as práticas são repensadas cotidianamente com o objetivo de estarmos sempre presente nos momentos de descobertas e, vivenciá-las de maneira significativa, no nosso coletivo. Brincar no Turno Integral é coisa séria!

FONE/FAX: (51) 3711-2144 | (51) 3056-8300
maua@maua.g12.br
RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, 366 | SANTA CRUZ DO SUL / RS