BLOG

Musical infantil Pandorga da Lua se apresenta no Teatro MauĂĄ

16/04/2013


Nesta terça-feira, dia 16, o musical infantil Pandorga da Lua realiza duas apresentaçÔes para crianças e uma oficina voltada a educadores no Teatro MauĂĄ. Com o apoio da Lei de Incentivo Ă  Cultura e patrocĂ­nio do Arroz Rei Arthur e Lojas Eny, os espetĂĄculos para alunos do educandĂĄrio e tambĂ©m de Escolas Municipais de Educação Infantil, estĂŁo marcados para Ă s 10h e 14h30. A oficina Pandorga da Lua serĂĄ a partir das 18h e abordarĂĄ o tema “A ImportĂąncia da mĂșsica e da poesia na educação”. No encontro serĂŁo discutidas formas de utilizar a arte como instrumento de educação e mostrar como a histĂłria musical de um povo pode contribuir para a formação do ser humano como indivĂ­duo e como grupo.

A paixĂŁo pela mĂșsica e a magia da poesia cantada cultivada pelo o mĂșsico Ricardo Freire e pelo poeta Jaime Vaz Brasil, transformou-se na Pandorga da Lua. No ano seguinte ao primeiro musical em 2004, em parceria com a psicopedagoga e educadora especial Ângela Gomes e o educador musical Edu Pacheco, a ideia ganhou forma de projeto cultural e passou a ser uma ferramenta educacional e pedagĂłgica com um livro/CD. Hoje, ultrapassadas as fronteiras do Rio Grande do Sul, o grupo contabiliza apresentaçÔes no Uruguai a convite do consulado brasileiro, um prĂȘmio Açorianos de melhor mĂșsica infantil do estado em 2007 e foi escolhido entre os 12 melhores projetos de mĂșsica infantil do Brasil atravĂ©s do projeto “Rumos” do ItaĂș Cultural em 2010.

Para educar atravĂ©s da mĂșsica, as crianças ganharam mĂșsicas, textos e ilustraçÔes no livro/CD lançado em 2006. Nas gravaçÔes das cançÔes foram chamados diversos nomes tradicionais da cultura gaĂșcha partindo da ideia de que os pequenos tambĂ©m possam conhecer um pouco mais sobre nossas origens de forma lĂșdica na mistura de palavras universais com melodia gaudĂ©ria. Esse trabalho ganha força com a oficina do Pandorga da Lua, direcionado aos educadores. Com o tema “A ImportĂąncia da mĂșsica e da poesia na educação”, busca-se estimular pensamento, gosto e possibilidades da arte como instrumento de educação. 

FONE/FAX: (51) 3711-2144 | (51) 3056-8300
maua@maua.g12.br
RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, 366 | SANTA CRUZ DO SUL / RS