M√ČDIO
M√ČDIO

ENSINO M√ČDIO

Na proposta pedagógica, as diversas áreas do conhecimento são desenvolvidas de forma que o aluno seja o centro do processo, contemplando a pluralidade étnica e cultural brasileira. A educação é trabalhada através dos diversos canais de comunicação, desde as formas mais simples de linguagens até a utilização dos mais modernos recursos tecnológicos, sempre na busca da construção do pensamento lógico, da criatividade e da capacidade de análise crítica da realidade.

A proposta do Col√©gio Mau√° √© a valoriza√ß√£o das compet√™ncias individuais para que cada um explore suas capacidades f√≠sicas, espirituais e intelectuais, destacando-se como um sujeito aut√īnomo na busca do conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades. No Projeto Educativo da escola destaca-se, ainda, a aprendizagem de atitudes √©ticas, a constru√ß√£o de valores que contemplem a vida e as rela√ß√Ķes interpessoais e intersociais.

PAC - PROGRAMA DE AVALIAÇÃO CONSTANTE

Foi idealizado por professores do Ensino M√©dio do Col√©gio Mau√°, que nas suas observa√ß√Ķes, constataram que os alunos poderiam desenvolver um estudo mais constante. Criou-se o PAC, que s√£o avalia√ß√Ķes com quest√Ķes de escolha simples, ao estilo do vestibular, abrangendo as disciplinas de Portugu√™s, Literatura, L√≠ngua Estrangeira, Hist√≥ria, Geografia, Matem√°tica, Qu√≠mica, F√≠sica e Biologia, cada uma com quatro quest√Ķes. No in√≠cio era aplicado semanalmente apenas para alunos do terceiro ano, sempre √†s sextas-feiras. Em seguida, passou a ser aplicado tamb√©m aos estudantes do segundo ano, sempre envolvendo conte√ļdos trabalhados nas √ļltimas aulas. Hoje ele √© realizado de 15 em 15 dias. Os alunos s√£o comunicados do resultado logo ap√≥s a realiza√ß√£o dos testes, pelo interfone e pela Internet, al√©m de receber planilhas com apresenta√ß√£o dos resultados individuais e por turma. Os professores tamb√©m recebem planilhas com os resultados, indicando claramente os erros e acertos dos alunos em cada quest√£o, o que facilita uma retomada dos conte√ļdos n√£o assimilados pelos alunos. Durante o trimestre o aluno tem direito de descartar seu pior resultado entre os testes efetuados e o resultado final do PAC √© inclu√≠do num percentual que varia de 30% a 70%, de acordo com uma combina√ß√£o feita entre o professor de cada disciplina e os alunos, na avalia√ß√£o do trimestre..

LISTA DE MATERIAIS

LISTA DE MATERIAIS PARA O ANO LETIVO

REQUERIMENTO DE AVALIAÇÃO

Para poder realizar uma avaliação em atraso deve-se proceder da seguinte forma.

1- Abrir o arquivo modelo de requerimento que est√° listado abaixo;
2- Preencher os campos do referido documento e imprimir uma cópia;
3- O documento com a assinatura do responsável pelo aluno deve ser entregue na Secretaria do Colégio.

HOR√ĀRIOS DE DEPARTAMENTOS

Listagem dos hor√°rios dos departamentos.

FONE/FAX: (51) 3711-2144 | (51) 3056-8300
maua@maua.g12.br
RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, 366 | SANTA CRUZ DO SUL / RS