ESTRUTURA
ESTRUTURA

ADMINISTRAÇÃO

O Colégio Mauá abriga anualmente 45 turmas em 46 salas, sendo que 12 na Educação Infantil. Cinco salas de aula com duas de apoio, com brinquedoteca, e área de recreação; seis de 1º ao 4º ano e uma biblioteca infantil. As outras 35 são destinadas aos estudantes da 5º ano ao Ensino Médio. Ainda incrementam a estrutura da escola dois laboratórios de informática, uma sala de atividades múltiplas, duas bibliotecas, um anfiteatro no bosque e um teatro pedagógico e cultural.
É composto pela secretaria e tesouraria, atende a comunidade escolar, prestando informações referentes ao colégio e matrículas. Atende os pais no pagamento das mensalidades, ao corpo docente, auxiliando para o bom desempenho educacional. O quadro de pessoal é composto por um diretor-geral, um vice-diretor geral, um coordenador esportivo, uma secretária e duas auxiliares de secretaria, um assessor financeiro, uma contadora e uma auxiliar.

PÁTIO

Uma ampla área verde, onde os estudantes podem desfrutar de toda a tranqüilidade junto à natureza. Isso faz parte do conglomerado educacional do Colégio Mauá, que contempla os alunos com esta estrutura a fim de que possam aliar o bom ambiente junto às árvores e pássaros que podem ser encontrados no local, ao estudo das mais diferentes disciplinas. Constantemente os professores utilizam-se do ambiente agradável para ministrar suas aulas. No intervalo, as crianças podem correr, brincar, conversar dentro de um espaço harmonioso, onde a natureza e o ar puro se integram as atividades desenvolvidas.

ÁREA VERDE

UM GRANDE DIFERENCIAL
Um dos grandes atrativos do Colégio Mauá em toda a sua estrutura está na sua ampla área verde. Todo o complexo escolar está completamente integrado a natureza, agregando um diferencial na qualidade do ensino oferecido. Isso porque dentro da área global do Mauá, de 46 mil metros quadrados, estão inseridos diferentes ambientes para que o aluno possa aproveitar a tranquilidade e estudar de uma forma mais completa. Dentro da estrutura encontra-se um bosque, no qual os alunos podem fazer uma caminhada nos intervalos; um anfiteatro, para aulas em meio a natureza; um riacho, que corta parte do complexo e, além disso, um complexo esportivo, que vem ao encontro das condições ideais para que o estudante possa aprender.

SALAS DE AULA

As salas de aula são amplas e abrigam, em média 20 alunos na Educação Infantil, de 25 a 30 alunos no Ensino Fundamental e, de 30 a 35 alunos no Ensino Médio. Ainda existem salas especiais para atividades múltiplas, laboratórios de informática, biologia, química e física, salas especiais para artes, música, culinária. Integram também o espaço educacional um anfiteatro em meio à área verde, quadras esportivas, ginásio de esportes e o Teatro do Mauá, um dos mais modernos do Estado.

LABORATÓRIOS

Química, Física, Biologia e informatica

A escola conta com três laboratórios na área de ciências – Biologia, Química e Física –, todos com capacidade para cerca de 40 alunos, que são utilizados de acordo com a atividade prática proposta. Cada um possui equipamentos específicos da área, proporcionando aos alunos um maior conhecimento prático.

LABORATÓRIO DE QUIMICA

Contém reagentes químicos e vidrarias em geral, balança simples e de precisão, estufa, centrífuga, banho-maria, câmara de fluxo laminar (capela), pHagâmetro, bico de bunsen material bibliográfico.

LABORATÓRIO DE FÍSICA

Possui cuba de onda, banco óptico, dilatômetros, gerador eletrostático, amperímetros, painéis para resistores e eletricidade em geral, bússolas, plano inclinado, bico de bunsen, material bibliográfico. Além das disciplinas específicas, como biologia, química e física, os laboratórios atendem ainda as aulas de ciências em geral, de 4ª a 8ª série, assim como projetos do ensino médio, clubinho de ciências e aulas experimentais para os alunos do Turno Integral.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

É composto por microscópios, lupas de mesa e de mão, modelos anatômicos para estudo do corpo humano e órgãos em geral, painéis específicos sobre grupos distintos de seres vivos, maquetes – elaboradas pelos alunos –, material bibliográfico, animais conservados em álcool e formol para observação direta em aulas práticas.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O colégio Mauá coloca a disposição dos alunos dois laboratórios de informática, com 16 computadores no Lab 1 e 19 no Lab 2, todos com acesso a Internet.
O Laboratório 1 é voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 4º ano). A informática neste nível de ensino é utilizada como ferramenta de aprendizagem para os pequenos estudantes. Cada turma desenvolve atividades educativas relacionadas com conteúdos trabalhados em sala de aula, assessorada pela professora de informática.
O Laboratório 2 é utilizado por alunos de 5° ano até o 3º ano do Ensino Médio. No período da manhã é destinado às aulas, mediante necessidade de cada professor. No período da tarde a escola oferece monitorias na área de informática, nas quais os estudantes podem utilizar-se dos computadores para realizar pesquisas, elaborar trabalhos. Estão disponíveis todas as ferramentas do mundo virtual, CD-rom, softwares disponíveis na escola, utilização de correio eletrônico, com orientação de um professor de informática.

NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS

Uso de jaleco em aulas práticas onde se irá manipular reagentes químicos; Não ingerir alimentos no interior dos laboratórios; Os laboratórios estão também à disposição para empréstimo de materiais e livros, os quais devem ser agendados e registrados no ato da retirada.


BIBLIOTECA

Nas bibliotecas do Colégio Mauá, o aluno encontra diversas opções para sua leitura e pesquisa, um verdadeiro link com a cultura mundial e um valioso suporte para o ensino em sala de aula. O acervo, que atende aos alunos, professores e pais de estudantes, conta com cerca de 25 mil obras. Fundada em 15 de novembro de 1942, ao longo dos anos passou por várias transformações, de modo a se adequar às necessidades de seus usuários.

Horário de atendimento 
Biblioteca José de Alencar fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Contato
Telefone: (51) 3056-8306
Maria: mmolz@maua.g12.br
Marcia: mhheiderich@hotmail.com


BIBLIOTECA JOSÉ DE ALENCAR

Localizada no segundo andar do Colégio Mauá, conta com um acervo diverso e que abrange livros, enciclopédias, almanaques, dicionários, revistas, mapas, globos e DVD’s, entre outros. Disponibiliza, ainda, jornais da região e do Estado, como Gazeta do Sul, Riovale Jornal, Diário Regional, Arauto, Zero Hora e Correio do Povo, bem como as revistas Veja, Época, Istoé, Super Interessante, Info, entre outros. Consulte o regulamento e verifique quais tipos de obras estão disponíveis para empréstimo domiciliar.


BIBLIOTECA INFANTIL

Localizada junto à Biblioteca José de Alencar, conta com um acervo de obras exclusivamente infantis e é onde acontece a Hora do Conto, em um espaço todo pensado para que os alunos aproveitem ao máximo este momento de interação com as obras.


BIBLIOTECA DA ED. INFANTIL

Localizada junto a um espaço exclusivo para a Educação Infantil, na Rua Adolfo Caspary, 72 – Higienópolis, seu acervo também é de obras exclusivamente infantis e serve de suporte às atividades desenvolvidas pelos professores.


FONE/FAX: (51) 3711-2144 | (51) 3056-8300
maua@maua.g12.br
RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, 366 | SANTA CRUZ DO SUL / RS