MUSEU
MUSEU

MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO

O espaço histórico-cultural do Museu do Colégio Mauá faz parte do roteiro turístico do Vale do Rio Pardo, sendo referência para a região. Foi fundado em 20 de setembro de 1966, por iniciativa do seu primeiro diretor, Hardy Elmiro Martin. Desta forma, destaca-se como o único museu da cidade de Santa Cruz do Sul, com importância histórica para todo o Vale do Rio Pardo. O Museu está cadastrado no Sistema Estadual de Museus e pertence a 5ª Região Museológica do SEM/RS. Seu atual diretor é o professor Nestor Raschen. O Museu do Colégio Mauá construiu seu acervo com doações feitas pela comunidade regional, no decorrer de seus 37 anos, mas sobretudo nasceu de um espaço que se chamava Museu Escolar e servia de ambiente para auxiliar as aulas/atividades dos professores com os alunos do Colégio Mauá. Com a intensa procura para doações, este espaço escolar consequentemente tornou-se pequeno e precisou ser ampliado, logo, sendo fundado o museu aberto ao público. Atualmente, estima-se que o museu possua um acervo superior a 140 mil peças.

O acervo que está sob a guarda do museu inclui peças arqueológicas da região, históricas (referentes aos imigrantes alemães colonizadores da cidade de Santa Cruz do Sul e municípios vizinhos), etnográficas (índios do Amazonas e do Mato Grosso, adquirido sob permuta dentro do Projeto Rondon, na década de 70), numismática, ciências naturais, pequena pinacoteca de artistas locais, coleção de armas.

Dentre o material histórico há uma imensa variedade de peças, como caixas de músicas, violinos, vitrolas e gramofones do século XIX, livros de orações escritos a mão em alemão, bíblias protestantes e católicas em alemão gótico vindas com os imigrantes germânicos no séc. XIX, diversos materiais sobre o associativismo germânico (uniformes, bandeiras, medalhas, que restaram do período de nacionalização, estandartes, talabartes, caixas de balotagem, lanças, couros, estribos e arreios das sociedades de Cavalaria e Lanceiros) peças e documentos diversos, como um pergaminho de Göbling – Alemanha do ano de 1575, entre outras coleções.

No museu há preocupação em encaminhar o trabalho utilizando o método da Educação Patrimonial. Lentamente viemos desenvolvendo um trabalho de visitação com mais aproximação com educando. O aluno participa de tarefas escolares com os professores, onde complementam ou culminam seus estudos com uma visita ao museu. Neste, são recepcionados e monitorados pelas funcionárias que realizam explicações a respeito de objetos que compõem o acervo em exposição. Há interesse por parte do Museu em apresentar sempre exposições didáticas com temáticas atraentes, para que os professores da região possam aproveitar, fazendo do espaço museológico, um espaço de descobertas e extensão da sala da aula.

O público que visita o museu, em sua maioria, é composto por estudantes do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública como da rede privada.

Há interesse de visitar o museu em datas comemorativas como o dia do Índio, dia do Colono, dia do Município ou ainda, quando do estudo de determinados conteúdos, como a Revolução Industrial, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o Iluminismo, a o Povoamento e Colonização (Imigrações) no Brasil -Rio Grande do Sul, entre outros. Há escolas que desenvolvem projetos, e como culminância deste, está a visita ao museu.

É perceptível um gradual aumento de visitações de escolares, ano após ano, com a intenção de estudo e não apenas para preencher o tempo. Anualmente, o museu recebe expressivo número de visitantes estrangeiros vindos das mais variadas partes do mundo, como Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Inglaterra, Holanda, Japão, China, Indonésia, entre outros. O Museu exerce um papel de importante difusor da cultura local e regional.

Informações gerais
O atendimento acontece de terça à sexta-feira*
Horário: das 14 às 17 horas
(*atendimento fora do horário apenas com agendamento prévio)

Endereço
Rua Marechal Floriano, 274, Centro – Santa Cruz do Sul
CEP 96810-000 – Fone: 51.3715.0496

FONE/FAX: (51) 3711-2144 | (51) 3056-8300
maua@maua.g12.br
RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, 366 | SANTA CRUZ DO SUL / RS