Que tal ver de perto e entender o contexto histórico por trás do povo que colonizou Santa Cruz? Também ter acesso a baús de viagens antigos, fragmentos de um navio que viajava em 1859, ou então um violino infantil que tocou em uma visita da Princesa Isabel ao Rio Grande do Sul? Esses e mais uma série de objetos estão expostos a partir desta quinta-feira, 7, na mostra Legado dos Imigrantes Alemães, que marca a reabertura do Museu do Colégio Mauá. Como o próprio nome diz, a iniciativa vem como forma de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul e os 175 anos da chegada dos imigrantes a Santa Cruz do Sul.
O lançamento da exposição contou com a presença de convidados e imprensa. De acordo com diretora do Museu, professora Maria Luiza Rauber Schuster, o público poderá conferir, por exemplo, itens que remontam a 1849, época de fundação da Colônia de Santa Cruz. Na ocasião chegaram ao município os 12 primeiros imigrantes oriundos da Alemanha. Foi daquele ano em diante que eles passaram a mostrar seus dotes na agricultura, carpintaria, ferraria, curtumes e culinária. “É preciso conhecer a história da nossa terra para que compreendamos a história do mundo e da humanidade. Isso nos torna mais ricos em cultura e nos ajuda a valorizar nossos antepassados que construíram o que usufruímos hoje”, disse.
O diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, explica que a comunidade que for até o museu terá acesso a um rico material cuidadosamente selecionado para mostrar as dificuldades vividas pelos alemães desde a chegada ao Rio Grande do Sul, os momentos de fé, de integração e a tudo o que se mantém vivo até os dias atuais. “No início a vida deles não foi fácil. Era necessário derrubar a mata, fazer as primeiras roças, construir suas casas. Tinham poucas e precárias ferramentas e também poucas sementes. Mas aí trabalharam em parceria para poder progredir e começar a formar aquilo que vemos hoje. Queremos que a comunidade venha prestigiar a aprender um pouco sobre a importância que os imigrantes tiveram para a nossa Santa Cruz do Sul”, frisa.
Atrações – Através da exposição será possível admirar baús de viagem usados por imigrantes históricos e apreciar o violino infantil que pertenceu a Maria Bieri. A menina tocou com o instrumento no Teatro São Pedro, por ocasião da visita da Princesa Isabel. Haverá ainda, a centenária Caixa de Música vinda de Leipzig em que tocam discos de latão. A mostra também terá expostas outras peças como sela feminina, vela de um navio antigo, livros, fotos, medalhas, utensílios domésticos, dentre outros.
Como visitar – Ao longo do ano, o Museu do Colégio Mauá – localizado na Rua Marechal Floriano, 274 – atenderá o público de terças a sextas das 14h até 17h. Os ingressos custam R$ 10 para adultos. Estudantes e aposentados pagam R$ 5. Os grupos devem agendar a visitação pelo telefone 51 3715-0496.