- maua@maua.g12.br
- (51) 3711 - 2144 ou (51) 3056-8300
Ensino Médio
O aluno como centro do processo
Na proposta pedagógica, as diversas áreas do conhecimento são desenvolvidas de forma que o aluno seja o centro do processo, contemplando a pluralidade étnica e cultural brasileira. A educação é trabalhada através dos diversos canais de comunicação, desde as formas mais simples de linguagens até a utilização dos mais modernos recursos tecnológicos, sempre na busca da construção do pensamento lógico, da criatividade e da capacidade de análise crítica da realidade.
A proposta do Colégio Mauá é a valorização das competências individuais para que cada um explore suas capacidades físicas, espirituais e intelectuais, destacando-se como um sujeito autônomo na busca do conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades. No Projeto Educativo da escola destaca-se, ainda, a aprendizagem de atitudes éticas, a construção de valores que contemplem a vida e as relações interpessoais e intersociais.
Conheça
PAC - Programa de Avaliação Constante
Foi idealizado por professores do Ensino Médio do Colégio Mauá, que nas suas observações, constataram que os alunos poderiam desenvolver um estudo mais constante. Criou-se o PAC, que são avaliações com questões de escolha simples, ao estilo do vestibular, abrangendo as disciplinas de Português, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Química, Física e Biologia, cada uma com quatro questões. No início era aplicado semanalmente apenas para alunos do terceiro ano, sempre às sextas-feiras. Em seguida, passou a ser aplicado também aos estudantes do segundo ano, sempre envolvendo conteúdos trabalhados nas últimas aulas. Hoje ele é realizado de 15 em 15 dias. Os alunos são comunicados do resultado logo após a realização dos testes, pelo interfone e pela Internet, além de receber planilhas com apresentação dos resultados individuais e por turma. Os professores também recebem planilhas com os resultados, indicando claramente os erros e acertos dos alunos em cada questão, o que facilita uma retomada dos conteúdos não assimilados pelos alunos. Durante o trimestre o aluno tem direito de descartar seu pior resultado entre os testes efetuados e o resultado final do PAC é incluído num percentual que varia de 30% a 70%, de acordo com uma combinação feita entre o professor de cada disciplina e os alunos, na avaliação do trimestre.
LISTA DE MATERIAIS
Materiais para o Ano Letivo 2025.
REQUERIMENTO DE AVALIAÇÃO
Para poder realizar uma avaliação em atraso deve-se proceder da seguinte forma.
1- Abrir o arquivo modelo de requerimento que está listado abaixo;
2- Preencher os campos do referido documento e imprimir uma cópia;
3- O documento com a assinatura do responsável pelo aluno deve ser entregue na Secretaria do Colégio.