Com a intenção de tentar deixar o mundo um pouco melhor, 32 crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos, deram os primeiros passos do Grupo de Escoteiro Mauá, na tarde do último sábado, 27. O projeto de escoteiros para estudantes do educandário vinha sendo projetado desde 2019 e após uma série de reuniões de planejamento pode enfim ser colocado em prática.
O lançamento do grupo ocorreu em evento organizado pela Comissão de Formação e pelos Chefes Escotistas do GE Mauá, com apoio da Associação de Pais e Mestres (APM). Estiveram presentes no ato, além dos jovens do grupo, os seus familiares, o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, representantes dos demais grupos escoteiros de Santa Cruz do Sul, e integrantes da coordenação do 19º Distrito Escoteiro.
A partir de agora, os escoteiros do GE Mauá participarão de atividades educativas e lúdicas em benefício da comunidade santa-cruzense. As ações serão realizadas sempre aos sábados à tarde, na sede do Colégio Mauá, e serão facilitadas por uma equipe de voluntários. Essa equipe está aberta a novos integrantes que desejem contribuir para o movimento.
Conforme o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, o grupo será mais uma forma de contribuir com a educação integral e com o permanente desenvolvimento dos jovens. As atividades serão pensadas para que todos possam vivenciar questões como valores, respeito, amizade, fraternidade e amor pela natureza. “Estávamos desde 2019 discutindo a criação, visto que o interesse das famílias pelo escotismo vinha crescendo. Estamos felizes com o início das atividades do Grupo Escoteiro Mauá. Desejamos vida longa e muito sucesso ao grupo”, frisou.
O diretor ainda destacou que toda a trajetória de planejamento e capacitação da equipe do GE Mauá contou com o apoio e incentivo do Grupo Escoteiro Santa Cruz, do GE MacLaren e do Grupo Escoteiro Marista São Luís. “Todos estes contribuíram enormemente para que este sonho pudesse ser concretizado”, destacou.