As atividades culturais da 39ª Oktoberfest são a essência da festa. A partir de apresentações de dança, jogos germânicos, corais e músicas típicas é que a Festa da Alegria mantém viva a tradição dos imigrantes alemães.Dentre a programação, nesta terça-feira, 15, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates apresenta o Espetáculo Retratos dos 200 anos da Imigração, às 20 horas, no auditório do Colégio Mauá. A entrada para conferir a apresentação é um quilo de alimento não-perecível.
A Orquestra Gustavo Adolfo Univates trará em seu repertório musical as canções que fizeram e ainda fazem parte da história dos imigrantes alemães. Para o diretor do Colégio Mauá e um dos coordenadores de Cultura da 39ª Oktoberfest, Nestor Raschen, a noite será memorável. “Será um evento marcante para o Teatro Mauá, dentro das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã. Esperamos que toda a comunidade prestigie este evento e faça a doação de alimentos não-perecíveis”, convida Raschen.
A orquestra: A partir de uma parceria entre o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), em 2019, foi formada a Orquestra Gustavo Adolfo Univates, que atualmente é regida pelo maestro Astor Dalferth e conta com 40 músicos. O grupo vem ganhando prestígio da comunidade bem como passou a ser um dos cartões postais de ambas instituições, levando seus nomes e filosofias por onde se apresenta. Além disso, a Orquestra se estabeleceu como referência cultural para o município de Lajeado.