Em mais uma edição do Intercâmbio de Estudantes do Colégio Mauá, vão embarcar para Freiburg, situada na região da Floresta Negra, no Sul da Alemanha, as alunas Laura Camara de Oliveira, Juliane Machado Pacheco, Laura Jackisch Biersdorf e Victoria Vasconcellos Chaves Horta. Elas viajam juntamente com estudantes de colégios da Rede Sinodal, sendo 13 alunos do CEAT de Lajeado e quatro do Sinodal de São Leopoldo. O grupo será acompanhado pela professora Roseli Kussler, de Lajeado, que vai coordenar as atividades em solo alemão.
Os estudantes permanecer no intercâmbio pelo período de 17 de janeiro a 21 de fevereiro. Nas primeiras quatro semanas, o grupo frequentará aulas de alemão na escola de idiomas Alpádia, pela manhã e, à tarde, farão visitações à cidade e região da Floresta Negra. Durante estas quatro semanas também terão a oportunidade de visitar Paris (França), Basel (Suíça), bem como os Alpes Suíços.
Nesta primeira fase, os intercambistas estarão hospedados em casa de família onde terão contato com a forma de viver dos alemães. A última semana ficará reservada para uma viagem a Munique e Berlin, para vivenciar por alguns dias os pontos turísticos da capital alemã e parte da História Mundial Moderna.
Para a professora de Alemão do Mauá, Marlise Müller, participar deste Projeto é muito enriquecedor para os alunos. “Eles têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura e a história moderna, além de aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma estudado no colégio”, destaca ela. Muitos dos participantes, conforme a professora, acabam retornando à Alemanha para cursos superiores ou especializações dentro da profissão escolhida.
“O Intercâmbio com a Alemanha ocorre há mais de três décadas, sendo o pioneiro do Colégio Mauá para a experiência de vivências internacionais. Estamos muito felizes com as oportunidades ofertadas aos nossos alunos”, enfatiza o diretor geral, Nestor Raschen.
O que dizem as participantes:
Para a estudante Laura Oliveira, ter a oportunidade de fazer esse programa de intercâmbio é motivo de gratidão. “Sempre foi um grande desejo meu estudar fora, aprender sobre novas culturas, línguas, lugares e conseguir assim conhecer pessoas de outros lugares do mundo. Tenho muitas expectativas boas em relação a isso”, frisou.
Já a aluna Juliane Pacheco tem a expectativa de aprofundar os estudo sobre língua alemã. “Além de melhorar a pronúncia, também estou ansiosa para visitar diversos lugares históricos do país e compreender melhor a forma como os alemães interagem entre si diariamente”, disse. Colecionar memórias e aprendizados está entre os objetivos da estudantes Victória Horta. “Tenho muitas expectativas para a viagem, mas espero que possamos conhecer diversos pontos turísticos e pessoas maravilhosas, além de aprender mais sobre a língua e cultura”, completou.
Para a estudante Laura Biersdorf viajar para a Alemanha aos 15 anos é como viver um turbilhão de emoções ao mesmo tempo: a sensação de independência crescendo a cada passo e a empolgação de conhecer um país completamente diferente. “Essa viagem representa descobertas, amadurecimento e memórias que vão marcar para sempre essa fase da vida”, comentou.