O esforço coletivo e a energia das tradicionais equipes Chaparral, Cometa e Atlântis prometem agitar mais uma edição do Torneio de Integração do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, um dos eventos mais aguardados do calendário escolar. Entre os dias 12 e 30 de maio, alunos, professores e pais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio voltam a se reunir nas dependências da escola para celebrar o esporte e a convivência. A abertura oficial do 38º Torneio de Integração será no dia 20 de maio, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo, aberto ao público.
Mais do que um torneio esportivo, os jogos de integração do Colégio Mauá são um movimento que traz à tona sentimentos de união e superação, criando ainda mais conexão entre os participantes. Para o diretor geral do Mauá, Nestor Raschen, a expectativa é grande para esta edição do Torneio de Integração. “Estamos motivados para mais um torneio. Este ano, os jogos integram os festejos dos 155 anos do Mauá, que celebra as raízes que sustentam a nossa história e inspiram o nosso futuro. Convidamos toda a comunidade escolar para participar desse acontecimento tão aguardado e importante para alunos, pais e colaboradores. Tenho certeza que será um belo evento”, frisa Raschen.
A programação do torneio tem os primeiros dias, segunda e terça, voltados para o público da Educação Infantil. A partir da quarta, 14 de maio, os outros níveis da educação básica da escola começam as competições. Os alunos disputam nas modalidades de futebol 7 e de campo, atletismo (saltos, lançamentos e arremessos), basquete, vôlei e xadrez. Pais e responsáveis estão convidados também a se integrarem às atividades, com esportes como vôlei, basquete e futebol 7. No dia 28 de maio, às 19h30, no Teatro do Colégio Mauá, haverá um show artístico para a comunidade escolar. A cerimônia de encerramento acontece no dia 30 de maio, às 14 horas, no ginásio principal do educandário.
Doações – Em todas as edições, o destaque do torneio está na Campanha Solidária, que é uma das tarefas das equipes. Neste ano, a arrecadação de alimentos não-perecíveis se concentra nas doações de óleo de cozinha, leite, macarrão, arroz, feijão, farinha, café solúvel e açúcar. No ano passado, em virtude das enchentes, os alunos receberam o desafio de arrecadar em conjunto, pelo menos, três toneladas de mantimentos, para auxiliar as famílias atingidas e os hospitais. Além disso, em 2024, a abertura pública e oficial dos jogos de integração foi cancelada, sendo mantida apenas a programação interna.
Crédito foto: Regina Colombelli